2016 e meu primeiro vinhedo

Estou já há algumas boas semanas ensaiando para escrever esse texto. O problema é que ele, o vinhedo, teimava em ficar pronto, sempre faltava algum detalhe e o texto não poderia sair antes. Agora, o queijo também tem a sua parcela de culpa, mas isso é pano pra outra manga.

Em Outubro de 2016, depois de 10 meses dessa nova jornada, eu juntei tudo o que consegui aprender e toda a minha coragem e investi no sonho. O desafio foi imenso, o aprendizado, o trabalho e a incerteza que ocupava a minha mente e tirava o meu sono também. Mas no final das contas, não poderia ser diferente, trocar a caneta pelo campo não acontece do dia para a noite sem que muito suor seja derramado. Não fazia um ano que eu havia deixado o meu ambiente de trabalho usual, a minha zona de conforto no escritório e me jogado no desconhecido.

E como um bom administrador, o sonho também tem seus números. Em 2 meses foram 180 m de mourões de eucalipto, 60 tubos de ferro ¾ calandrados à mão, 350 covas cavadas em um solo riquíssimo em pedras, 600 m2 de plástico para a cobertura, 2.1 km de arame, 600 presilhas de plástico, mais de 20 mil grampos para papel, muitos parafusos e pregos para manter tudo no lugar, várias “estratégias” desenvolvidas a toque de caixa, e trabalho, muito trabalho.

Durante esses meses eu ia transformando em real aquilo que pesquisei e aprendi ao longo desses 10 meses. Mesmo sem a certeza de como calandrar, fixar o plástico na estrutura, de qual seria a melhor altura para os arames, eu fui levando a ideia à frente e aos poucos a coisa começou a tomar forma. Quem vinha me ajudar entrava na discussão e cada um do seu jeito, cada um com forças que eu não tenho acrescentavam os tijolos que me faltavam.

Agora já se passaram quase 3 meses e como um bom pai eu acompanho as videiras quase que diariamente. Plantamos 270 mudas, brotaram 270 mudas, me parece que nessa história toda de aprendizado e tentativa alguma coisa deu bastante certo. Na fase que estão, elas ainda demandam bastante trabalho, esse acompanhamento todo toma algumas horas do meu dia e só as deixo quando o sol se vai. É o verde dos brotos que me traz satisfação e por um momento não penso em tudo o que passei para chegar até ali.

Esse projeto acaba por representar bem o meu 2016, ano extremamente atípico e cheio de mudanças. Aliás acho que não seria correto dizer que foi cheio de mudanças, na verdade foi uma só, o resto é só consequência. Ano de experiências lindas e cheio de incertezas. Saí em busca de aprendizado, fui conhecer novas pessoas e novos hábitos, novas formas de trabalhar e viver, fui conhecer novas realidades para achar a minha própria.

Os posts mais antigos contam um pouco dessa história, minha viagem de carro para a Argentina e os meses que eu trabalhei no vinhedo da La Rosendo. A minha viagem para a Europa, o meu trabalho em uma fazenda e queijaria na Alemanha e os meses que eu passei na Suíça morando em uma cabana nos Alpes ordenhando e fazendo queijo de uma forma super tradicional.

O trabalho e o aprendizado foram na verdade pequenos detalhes, a riqueza mesmo vem do choque, da mudança extrema e da percepção de que seja lá qual for a realidade, tudo é sempre possível. Que não existe certo nem errado, que a noção de sucesso e desenvolvimento que aprendemos perseguir são na verdade várias.

Em 2017 só sei que nada sei, continuo buscando, buscando ativamente. Que venha o vinho, o queijo e os novos desafios.

4 thoughts on “2016 e meu primeiro vinhedo

  1. Claudia C.

    Finalmente notícias do sabor da busca. É uma delicia ver aonde o projeto já chegou. Não é mais somente uma ideia e sim realidade. Parabéns!

  2. Jéssica

    Em 2016 eu descobri o que significa Paixão. Não essa paixão romântica, que na maioria das vezes só faz bagunça. Essa paixão por viver. Por ir ver, aprender, descobrir novos caminhos, novos sentidos, novos sonhos. Esse ultimo, os sonhos, coisa cara né? Cobra um preço alto. E só os apaixonados são capazes de pagar. Com suor, dedicação, entrega e tempo. Mas não tem dinheiro nenhum no mundo que pague a recompensa. Wait for it.

    Eu tenho muito orgulho de você, vira e mexe vc vira exemplo nas minhas conversas. E agora, é como se você estivesse grávido. Todos estão esperando ansiosamente pelo nascimento dos seus bebes. hahahah

    Continue sonhando. Continue seguindo seu coração. Prometo fazer o mesmo. 🙂

  3. Rosangela Penno

    Lendo sobre onde encontrar queijos bons em Cabreuva, apareceu seu blog…….com uvas!!!!

    Voce está com queijos e uvas?

    Pode ser feita visita, degustação e passeio no local?
    O projeto está sendo posto em prática?

    Sem noticias desde janeiro de 2017.

    1. Erico Post author

      Oi Rosangela, o projeto está a pleno vapor, tanto vapor que me falta o tempo para escrever. Venha nos visitar e conhecer um pouco mais tudo o que mudou de Janeiro até agora, a degustação dos nossos queijos é por minha conta. Se quiser pode seguir o perfil sitio7luas.japi no instagram e @sitio7luas no facebook, lá as histórias estão um pouco mais atualizadas.

      Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *