La Rosendo

Hoje já faz 13 dias que estou na Finca La Rosendo. É uma pequena fazenda de 5 hectares que é dividida em cultivo de uvas para vinhos e em outros cultivos que trazem sustento para a fazenda. Agora temos plantado tomate, beringela, milho e pimentão, o resto que é consumido vem de vizinhos e amigos. Num dia desses chegou o Alejandro com um saco de tomates orgânicos que tinha trocado por vinho com um vizinho. Na finca tudo é biodinâmico e orgânico. É um estilo de vida sem excessos mas muita fartura com o que a terra dá.

 
Acordamos cedo e cada um já começa a trabalhar com o que tem que ser feito. Virginia e Alejandro são um casal de amigos que escolheram viver aqui com esse modelo de produção, atualmente são ajudados por 3 voluntários sendo eu um deles. Nesses dias que pasaram já aconteceu de tudo. Engarrafamos vinho, secamos maçãs, malteamos cevada, fizemos compotas de peras, limpamos o mato do cultivo de legumes, colhemos lúpulo, limpamos os canais de irrigação, colhemos uvas para tirar amostra da quantidade de açucar e decidir quando será a colheita, colhemos e fizemos suco de pera em uma fazenda de amigos e por aí vai. Seria, ou foi, igenuidade da minha parte pensar que estaria aqui para somente aprender a fazer vinho.

 
A casa dos voluntários é uma casinha separada, ela tem as parades feitas de barro e garrafas de vidro variadas, as garrafas deixam a luz entrar e dão um certo charme a casita. Ela consiste em dois comodos, um dormitório com três camas de um tamanho muito bom e uma copa/cozinha/sala/varanda que é o nosso espaço comum. A fazenda é totalmente plana e cercada por Álamos, uma árvore comprida e fina, que também dá um toque de charme ao local.

 
Trabalhamos geralmente até às 13 horas, nesse horário já tem alguém cuidando do almoço que depois de receber a ajuda dos demais apronta tudo para comer uma hora depois. Após alimentados, continuamos na mesa por mais um tempo jogando conversa fora, até nos divirmos de novo para a siesta. Lá pelas 17 quando o pessoal começa a acordar retomamos o trabalho.

 

Gosto do estilo de vida e gosto de conhecer o diferente. Além de aprender tráz pensamentos que não pertencem ao meu mundo e ao meu círculo e acredito que isso me ajuda a refletir e crescer.

 

Argentina 192

Argentina 222

Argentina 197

Argentina 241

028

Argentina 261

032

2 thoughts on “La Rosendo

  1. Claudia C

    Interessante saber que você está trabalhando com mais do que o processo relacionado ao vinho. Gostei muito do texto que li no blog da Finca La Rosendo sobre o trabalho com a ajuda de voluntários. Mas ainda está faltando a sua foto na galeria dos voluntários. ; -)

    1. osabo152 Post author

      Oi Cláudia!

      To devendo essa foto com os voluntários… Somos em 3 aqui, no começo estava junto com a Mary dos Estados Unidos e com a Itathi aqui da Argentina, as duas ficaram só duas semanas. Agora estou com a Laure e o Bass, Francesa e Holandes. Essa troca de experiência com eles é tabmbém super legal, acho que mais tarde vale um post sobre isso.

      Bjos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *